Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Brasil: Rico em matéria, mas pobre em espírito

  A Copa do Mundo de 2014 é o assunto mais comentado no Brasil, parece um verdadeiro sonho, trazer a competição esportiva mais almejada do mundo para o país do futebol. Todos nós, brasileiros, temos um imenso orgulho pelas conquistas do nosso futebol, o futebol arte, o futebol emoção, o futebol que originou o maior jogador de todos os tempos, enfim... Todos nós temos orgulho de nascer e viver no país que ensinou o mundo a jogar bola. Já está mais do que na hora de realizar a maior competição esportiva do mundo em território brasileiro.  Será?
  Será que o Brasil está realmete preparado para receber o mundo? Todos nós sabemos que não. Tudo isso não passa de uma doce ilusão. A Copa do Mundo será nada mais, nada menos de que uma faixada, servirá apenas para mostrar ao resto do mundo uma realidade que não existe. O governo não tem dinheiro para construir hospitais, escolas, tirar pessoas das ruas, mas tem bilhões para construir estádios, confortar estrangeiros e causar boa impressão aos gringos. Você, brasileiro, não se engane com esse papo furado de que as obras de infraestrutura da Copa vão beneficiar o povo. Se o governo realmente quisesse, não precisaria de Copa do Mundo para melhorar a infraestrutura do país.
  Enquanto o governo tira mais de 350 milhões dos nossos impostos para investir no Itaquerão e outros belíssimos estádios, pessoas estão morrendo em filas de hospitais esperando atendimento, as escolas públicas estão abandonadas e a educação vai de mal à pior, o tráfico de drogas toma conta do país e as grandes cidades estão cada vez mais violentas.
  Enquanto à nós, como sempre, sentaremos na primeira fila e aplaudiremos de pé  a nossa própria desgraça, o espetáculo onde nós mesmos somos os palhaços, afinal, já estamos acostumados e somos esperientes nessa profissão.
A nossa excelentíssima presidente Dilma Roussef insiste em dizer que o Brasil é um país rico, e ela não deixa de ter razão. Somos um país rico em matéria, mas pobre de espírito.
Já dizia o saudoso escritor brasileiro Nelson Rodrigues: "brasileiro tem espírito de vira-lata".

Nenhum comentário:

Postar um comentário